Skip to content

Como as éguas dos carros de Faraó te comparo óh querida minha…

27/03/2011

 

 
 Vemos em Cantares 1.9 essa comparação um tanto intrigante: “Às éguas dos carros de Faraó te comparo, óh querida minha.”

O  livro de Cantares mostra o relacionamento de Jesus com sua Igreja. Essa comparação foi feita pelo Amado, ele está comparando a sua amada às éguas dos carros de Faraó.
 
Se analisarmos as características das éguas dos carros de Faraó, veremos alguns detalhes interessantes e perceberemos que Jesus está elogiando a sua Igreja.

As éguas dos carros de Faraó eram:
 
–          dotadas de força
–          destemidas
–          velozes
–          de disposição teimosa
–          firmes de pés, preparadas
–          treinadas para a guerra
 
Essas éguas entravam nas lutas com intrepidez e força.
 
Mesmo feridas não desistiam de lutar, não paravam diante dos obstáculos, mas avançava contra os inimigos impetuosamente.
 
Ainda que a carruagem do Faraó tombasse, elas não paravam, continuavam firmes e dispostas contra os adversários.

Se Jesus está te comparando a essas éguas, é porque Ele vê você da mesma maneira: alguém dotado de força, destemido, preparado para a guerra, capacitado para enfrentar qualquer luta.

Precisamos acordar para essa verdade.
 
A igreja de Jesus está cheia do Espírito Santo e Ele é a nossa força.
 
Podemos ser destemidos e avançar com intrepidez e ousadia contra nossos adversários e vencer as barreiras que ele coloca em nosso caminho.
 
Temos toda a capacidade que precisamos para passar pelas circunstâncias da vida como vencedores.

Como você tem enfrentado as circunstâncias da tua vida? Como você se porta diante de um ataque do teu inimigo? As características dessas éguas são vistas em você na hora da guerra? Você entra na guerra de forma destemida, impetuosa, com disposição? Ou enfrenta teus problemas com medo, sendo tímido, se sentindo um fracassado, se arrastando? O cavalo é um animal que impõe respeito, muito mais você, que é a Igreja de Cristo. Quem te conduz em triunfo não é a tua força, mas Deus. Ele te faz ser uma Igreja gloriosa, cheia do seu poder e da sua autoridade.

Acorde para a realidade de quem você é em Cristo. Entenda que a Palavra de Deus está descrevendo quem você é agora que tem Cristo como teu Senhor e Salvador. Desperta!

 Tenha a mesma disposição teimosa dessas éguas de Faraó. Ainda que teu inimigo insista em trazer problemas e situações ameaçadoras, vá para a guerra com essa disposição teimosa. Insista em andar de acordo com a Palavra, insista em adorar a Deus, insista em crer no que Deus te prometeu, insista! Canse o diabo com a sua insistência em ser o que Deus diz que você é. “Resista ao diabo e ele fugirá (aterrorizado) de vós.”

Essa é a postura que Deus espera de você porque você é um com Cristo, você está assentado nas regiões celestes com Cristo, Aquele que despojou os principados e potestades e sobre eles triunfou, Aquele que tem os seus inimigos debaixo de seus pés. Essa é a sua nova realidade.

Grandes cavalos árabes – Os Filhos do Vento

É a raça eqüina mais antiga do mundo. Sua origem perde-se na noite dos tempos. Os mais remotos registrados de sua presença foram encontrados na câmara mortuária do Faraó Pihiri, que viveu no século XX a. C.

A paixão pelo cavalo levou faraós, reis, imperadores e uma série de homens poderosos a colecionar o que havia de melhor. Preços fabulosos, resgates de príncipes, e mesmo cidades inteiras foram trocados por esplendidos animais, quando não eram arrancados a preço de sangue.

Pagava fortunas pelos animais, trazidos de todos os cantos do seu reino como sendo os mais perfeitos: uma potranca, filha da égua El Karta, foi paga com cem mil dracmas em ouro, mais uma parte em terras na Síria (Este valor em dracmas daria hoje mais de 5,6 milhões de dólares).
 
Caracteristicas da Noiva de Cristo

Dotadas de Força Jz 13:24
Depois esta mulher de à luz um filho e pôs-lhe o nome de Sansão.
O menino cresceu e o Senhor lhe abençoou.
E o Espírito do Senhor começou a incitá-lo
 
Israel havia pecado contra Deus e o Senhor os entregou aos filisteus por 40 anos.
 
Sansão era filho de Manoá (promessa), consagrado, Nazireu de Deus
 
Tinha força descomunal a ponto de matar mais de 1000 homens com uma queixada de jumento.
 
A igreja tem a força do Espírito Santo de Deus e pode todas as coisas naquele que o fortalece.
 

Destemidas Jz  9:50
 
Abimeleque filho de Jerubaal (Gideão), fez mal aos olhos do Senhor, pois matou 68 de seus irmãos (escapando somente Jotão por que se escondeu e depois fugiu para Tebes).
 
Em Tebes tinha uma alta torre que acolheu os israelitas que fugiam de Abimeleque (esta torre simboliza a pessoa de nosso Deus que é refúgio presente na hora da angústia).
 
E quando Abimeleque tentava subir a torre para tomar a cidade uma mulher lançou uma pedra superior de uma moinha e esmagou o crânio de Abimeleque que pediu a um se seus escudeiros que o ferisse para que na fosse morto por uma mulher.
 
A igreja é destemida pois tem consigo o Leão da Tribo de Judá para pelejar por ela.

Velozes Sl 103:5
 
Exemplo de velocidade – As Águias
Velozes em seus vôos e ataques com visão ampliada (vêem ao longe)
 
É Deus quem enche nossa boca de bens, e renova nossas forças como a Águia
 
No ato da troca de penas (plumagens) e de seus bicos, sobe as mais altas alturas da nossa atmosfera e recebe o renovo de suas plumagens  e de suas forças.
 
Este processo e lento e dolorido, ela chega a perder praticamente toda as suas forças, ao ponto de parecer que vai perecer.
 
Este processo é similar com a Igreja ao se sentir fracas, sem condições de continuar sua jornada recebem do alto do Senhor Jesus forças para mais um alto vôo e  é renovadas pelo poder do Senhor Jesus Cristo.
 
As Éguas eram dotadas de velocidade assim como a Igreja deve pedir ao Senhor a força e a velocidade da águia para anunciar o evangelho da Salvação.
 
Disposição teimosa Gn 32:22
 
Jacó (o Enganador) ao ter um encontro com Deus, decidiu não largá-lo até que Deus o abençoasse, e então ele travou uma batalha com Deus durante a noite inteira e ao romper a aurora do novo dia o Senhor o abençoou.
 
Agora não chamarás mais Jacó, mas Israel, porque lutaste com Deus e com os homens e prevalecestes.
 
Porém como sinal teve a juntura de sua coxa ferida.
 
Qual é o nosso sinal ? Temos o selo da promessa ? Os homens vêem diferença em nossas vidas ? Somos a Luz do Mundo e o Sal da Terra ?
 
Deus pode hoje mudar o curso da sua História.

Firmes de Pés Dn 3
 
Sadraque, Mesaque e Abede-Nego por não se dobrarem perante a estátua foram lançados na fornalha aquecida 7 vezes, porém lá estava Deus com eles.
 
José foi levado cativo ao Egito, foi preso, porém o Senhor estava com ele.
 
Deus está contigo irmão para que triunfes, tão somente tenha seus pés firmados na rocha eterna que é cristo Jesus, aquele que ressuscitou dos mortos e virá para buscar a sua Igreja.

Preparadas e Treinadas para a Guerra
    I Sm 16:18
 
Davi segundo a palavra de Deus era:
 
–          Forte e Valente
–          Tocava em sua harpa
–          Sisudo em palavras
–          Tinha boa aparência
 
E o melhor o Senhor é com ele ! ! !      Aleluia ! ! !
 
O Senhor tem sido contigo irmão… Glorifique a Deus…
 
O Senhor esta presente para atribuir em nossas vidas esta qualidades para que possamos ser verdadeiramente vitoriosos em nossa caminhada ao Céus.
 
Receba através desta leitura:
 
–          Força
–          Intrepidez
–          Disposição para o trabalho de Cristo
–          Firmeza para os seus pés
 

 Fonte: Pb. Clauber de Souza

Anúncios
No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: